Nesse cenário do futuro as habilidades
humanas serão as de grande destaque e que farão a diferença, pois são essas que
nos diferenciam das maquinas, são capacidades que os computadores não conseguem
alcançar.
Além
disso, a criatividade e empatia também estarão em alta. O motivo é porque a
tendência de trabalhar com grupos e pessoas desconhecidas está cada vez mais
presente. As especializações, e a terceirização, vão fazer com que o
profissional tenha contato com muito mais pessoas de fora da organização. É aí
que entra a capacidade de lidar com o outro.
Saber trabalhar em equipe será imprescindível,
não apenas trabalhar em conjunto, será preciso um compartilhamento de
conhecimentos entre os membros e eles se sentirem mais motivados a atingir os
objetivos, para isso serão necessárias algumas habilidades e competências como:
Pensamento crítico
: é a capacidade de
racionalizar os problemas e usar a lógica para identificar os vários aspectos
de um problema e encontrar soluções que vão além das práticas óbvias.
Inteligência emocional
: trata-se da
capacidade do profissional de identificar, compreender e gerenciar tanto as
próprias emoções quanto as emoções dos outros, com objetivo de construir
relações de trabalho mais harmoniosas e tomar decisões conscientes.
Flexibilidade
: Saber reconhecer o outro ponto de vista e
talvez mudar a sua conformidade é essencial para um trabalho em equipe eficaz,
essa habilidade é extremamente importante para a comunicação da equipe.
Inovação: Uma
equipe que foca na inovação tem um alto desempenho e melhor entrega de
resultado, procurar soluções e alternativas faz com que todos cheguem ao melhor
resultado com mais assertividade em pouco tempo.
Criatividade: Essa
sempre será essencial, pois criatividade é o processo cognitivo capaz de criar
e desenvolver e, está diretamente ligado a inovação, todos temos, porém não
exercitamos, a capacidade de pensar fora da “caixinha” que continuará sendo um
grande diferencial.
Administrar
conflitos: Essa é a habilidade de conversar para esclarecer os fatos e
conciliar as necessidades para gerar a confiança e afeição entre os membros.
Comunicação: É preciso
se comunicar bem de modo que deixe claro suas opiniões e objetivos para a
equipe e sugerindo melhorias, estruturando a mensagem que quer passar, o
propósito e de que forma pretende ajudar.
Escutar: É
necessário saber ouvir o que os outros membros têm a dizer e identificar como suas
opiniões podem ajudar a equipe, as ideias do outro podem ser melhores ou até
complementares as nossas.
https://forbes.uol.com.br/carreira/2018/08/3-tendencias-sobre-o-futuro-do-trabalho/">https://forbes.uol.com.br/carreira/2018/08/3-tendencias-sobre-o-futuro-do-trabalho/
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https://www.lit.com.br/blog/evolucao-profissional-quais-serao-as-competencias-do-futuro">https://www.lit.com.br/blog/evolucao-profissional-quais-serao-as-competencias-do-futuro
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