domingo, 18 de novembro de 2018

Trabalho em Equipe



Trabalho em equipe e suas habilidades e competências

Nesse cenário do futuro as habilidades humanas serão as de grande destaque e que farão a diferença, pois são essas que nos diferenciam das maquinas, são capacidades que os computadores não conseguem alcançar.

Além disso, a criatividade e empatia também estarão em alta. O motivo é porque a tendência de trabalhar com grupos e pessoas desconhecidas está cada vez mais presente. As especializações, e a terceirização, vão fazer com que o profissional tenha contato com muito mais pessoas de fora da organização. É aí que entra a capacidade de lidar com o outro.

Saber trabalhar em equipe será imprescindível, não apenas trabalhar em conjunto, será preciso um compartilhamento de conhecimentos entre os membros e eles se sentirem mais motivados a atingir os objetivos, para isso serão necessárias algumas habilidades e competências como:



Pensamento crítico
: é a capacidade de racionalizar os problemas e usar a lógica para identificar os vários aspectos de um problema e encontrar soluções que vão além das práticas óbvias.
Inteligência emocional
: trata-se da capacidade do profissional de identificar, compreender e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros, com objetivo de construir relações de trabalho mais harmoniosas e tomar decisões conscientes.
Flexibilidade
: Saber reconhecer o outro ponto de vista e talvez mudar a sua conformidade é essencial para um trabalho em equipe eficaz, essa habilidade é extremamente importante para a comunicação da equipe.
Inovação: Uma equipe que foca na inovação tem um alto desempenho e melhor entrega de resultado, procurar soluções e alternativas faz com que todos cheguem ao melhor resultado com mais assertividade em pouco tempo.

Criatividade: Essa sempre será essencial, pois criatividade é o processo cognitivo capaz de criar e desenvolver e, está diretamente ligado a inovação, todos temos, porém não exercitamos, a capacidade de pensar fora da “caixinha” que continuará sendo um grande diferencial.

Administrar conflitos: Essa é a habilidade de conversar para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades para gerar a confiança e afeição entre os membros.

Comunicação: É preciso se comunicar bem de modo que deixe claro suas opiniões e objetivos para a equipe e sugerindo melhorias, estruturando a mensagem que quer passar, o propósito e de que forma pretende ajudar.

Escutar: É necessário saber ouvir o que os outros membros têm a dizer e identificar como suas opiniões podem ajudar a equipe, as ideias do outro podem ser melhores ou até complementares as nossas.






Bibliografia


https://forbes.uol.com.br/carreira/2018/08/3-tendencias-sobre-o-futuro-do-trabalho/">https://forbes.uol.com.br/carreira/2018/08/3-tendencias-sobre-o-futuro-do-trabalho/


https://www.revistaplaneta.com.br/o-futuro-do-emprego/">https://www.revistaplaneta.com.br/o-futuro-do-emprego/


https://link.estadao.com.br/blogs/ligia-aguilhar/o-futuro-do-trabalho/">https://link.estadao.com.br/blogs/ligia-aguilhar/o-futuro-do-trabalho/


https://www.lit.com.br/blog/evolucao-profissional-quais-serao-as-competencias-do-futuro">https://www.lit.com.br/blog/evolucao-profissional-quais-serao-as-competencias-do-futuro

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